domingo, 6 de maio de 2012

100 Respostas...





31- É aconselhável tirar a carne vermelha do cardápio?
A resposta da nutricionista Alyne Alves Figueiredo é não. A carne vermelha é rica em proteínas, ferro, zinco e vitamina B12. Resumindo, elementos essenciais para o bom andamento da saúde, diz ela. Quem segue algum tipo de filosofia que exclui tal alimento do cardápio, como os vegetarianos, precisa repor as substâncias de outras formas, seja por meio de suplementos químicos ou redobrando a atenção sobre outras fontes alimentares dos nutrientes oferecidos pela carne como, por exemplo, derivados da soja e vegetais verdes escuros. 

32- Substituir o refrigerante pela água-de-coco é uma boa opção para quem está de dieta?
Levando em consideração os valores nutricionais, a água-de-coco dá de 10 a zero nas bebidas gaseificadas, já que é fonte de carboidratos, vitaminas e minerais. Por isso, pode ser usada para a substituição , garante a responsável pela equipe nutricional do Minha Vida, Roberta Stella. O único porém é que a bebida é calórica e não pode ser consumida livremente, como a água natural (um copo com 200 ml de água-de-coco tem 36 calorias). Um copo para acompanhar a refeição ou a quantidade de bebida encontrada no próprio coco é a dose certa , ressalta Roberta.

33- Chá-verde acelera o emagrecimento?
O bafafá que ronda o chá-verde e seus poderes de emagrecimento tem um motivo: esse chá é rico em antioxidantes, chamados de polifenóis , diz Roberta Stella, nutricionista do Minha Vida. A especialista explica que tais substâncias podem estar envolvidas em um mecanismo que faz com que o gasto energético seja maior, levando ao emagrecimento. Mas, ela lembra que a ingestão de determinado alimento ou bebida não garante a eliminação de peso. O que faz com que haja o emagrecimento é a ingestão calórica menor do que a necessidade diária, durante um período de tempo. Tomar chá-verde, adoçando-o com açúcar, e ingerir alimentos que promovam o excesso calórico, por exemplo, não fará com que o emagrecimento ocorra . 

34- É melhor optar pela manteiga ou pela margarina?
Entre as duas opções, escolha a margarina , aconselha a responsável pela equipe nutricional do Minha Vida, Roberta Stella. Ela explica que a margarina é feita a partir de óleos vegetais e o que a diferencia da manteiga é que ela apresenta uma quantidade menor de gordura saturada e não conta com a participação do colesterol no seu processo de produção. Além disso, a maioria das margarinas é preparada sem gordura trans que, assim como o colesterol, é um nutriente que favorece o surgimento de doenças coronarianas , completa. 

35- Os queijos amarelos são sempre mais gordos que os brancos? 
Fique atento à pegadinha, já que a cor nem sempre é uma boa referência de quantidade de gordura. De acordo com a nutricionista do Minha Vida, Roberta Stella, os queijos amarelos apresentam, em geral, mais calorias que alguns queijos brancos. Porém, nem todo queijo branco é sinônimo de pouca gordura e baixo valor calórico. Os queijos cottage, ricota e minas estão entre os menos calóricos. Por outro lado, queijos brancos como a mussarela de búfala, queijo brie, coalho e gorgonzola apresentam em elevada quantidade de calorias e gorduras , exemplifica a especialista. Para não errar, a dica é sempre comparar os rótulos com as informações nutricionais dos queijos. 

36- O material da panela tem influência nos nutrientes dos alimentos? 
ode ser transferido para os alimentos? Uma pesquisa realizada pela Universidade de Campinas (Unicamp) comprovou que panelas de ferro, pedra sabão e aço inox fazem com que nutrientes como o ferro sejam liberados para os alimentos e, conseqüentemente, ajudam a aumentar os níveis sangüíneos de tais nutrientes , conta a responsável pela equipe nutricional do Minha Vida,Roberta Stella. O problema é que, da mesma maneira, panelas de alumínio liberam o mineral tóxico para o organismo. Por isso, esse utensílio deve ser tirado do armário com menos freqüência. Panelas antiaderentes e esmaltadas fazem com que o alumínio não migre para os alimentos, atuando como uma barreira , indica a nutricionista. 

37- Alimentos enlatados são nutritivos?
A perda de nutrientes, se compararmos os enlatados com suas versões in natura, depende do alimento. Na lista dos que mais perdem em termos nutricionais, estão as carnes e as frutas. No entanto, a nutricionista do Minha Vida, Roberta Stella, lembra que as maiores desvantagens estão relacionadas ao sabor e à textura dos alimentos. Sempre que possível, dê preferência às versões naturais de legumes, leguminosas, frutas e sucos , aconselha.

38- Por evitar o uso da água na maioria de seus preparos, o microondas é um bom aliado para preservar os nutrientes dos alimentos?
Realmente, quando a água não é utilizada na preparação dos pratos, as vitaminas hidrossolúveis são preservadas. Mas, segundo a nutricionista do Minha Vida, Roberta Stella, o fogão convencional também não prejudica o valor nutricional dos alimentos. A perda de vitaminas hidrossolúveis durante o processo de cozimento pode ser reposta utilizando a mesma água para o cozimento de outros alimentos. Um bom exemplo é usar a água em que os legumes foram cozidos para preparar o arroz , diz Roberta. Além disso, é importante lembrar que as vitaminas estão presentes em quantidades consideráveis na alimentação, tendo outras fontes alimentares, como frutas, verduras e cereais integrais. 

39- É verdade que alguns alimentos ajudam a desintoxicar o organismo de quem parou de fumar?
Não existe uma alimentação especificamente voltada para remoção das substâncias deixadas pelo cigarro. A responsável pela equipe nutricional do Minha Vida, Roberta Stella, explica o que acontece. Depois de parar de fumar, muitas pessoas relatam que sentem mais os sabores dos alimentos. Dessa forma, é mais fácil montar um cardápio balanceado, com a participação de fibras, legumes, verduras, cereais integrais, frutas, carnes magras, leite e derivados, sem esquecer a água . No entanto, a especialista também alerta para o outro lado da retomada dos sabores: quando os alimentos são mais apetitosos é mais fácil extrapolar, causando o aumento de peso. Por isso, Roberta lembra que a base da alimentação é a mesma para pessoas que nunca fumaram e para os ex-fumantes. Com uma alimentação balanceada e sem o tabaco, certamente a qualidade de vida aumenta , conclui.

40- A vitamina C realmente é eficaz no combate à gripe?
Atualmente, o que tem se observado é que a vitamina C não cura, nem previne a gripe. Mas ela age na diminuição dos sintomas dessas viroses , afirma a responsável pela equipe nutricional do Minha Vida, Roberta Stella. 

Um comentário:

  1. Estou a visitar alguns blogs, e tive o privilégio de encontrar o seu, vi na pagina inicial o que escreveu, e como gostei folheei mais algumas páginas e fiquei maravilhado pelo que vi e li.
    Dou-lhe os parabéns, mas queria deixar um apelo continue assim dando sempre o melhor, boas mensagens, bons temas. Gosto de escrever, mas também gosto de ler bons temas, por isso é que parei aqui.
    Meu nome é: António Batalha.
    Sou um servo de Deus,e deixo aqui a minha bênção,que haja paz,amor na sua vida, muita saúde e felicidade.
    PS. Se desejar seguir meu blog faça-o de forma a que eu possa seguir o seu blog também.

    ResponderExcluir