sábado, 5 de maio de 2012

100 Respostas...



21- Montar pratos saudáveis, mas não variar o cardápio, traz alguma conseqüência à saúde?
De acordo com a nutricionista Alyne Alves Figueiredo, um cardápio monótono pode privar o organismo de diversos nutrientes necessários para a manutenção da saúde. Uma dieta variada tem uma maior oferta de nutrientes. Ao ingerir diversos tipos de frutas, por exemplo, você consegue obter diferentes tipos de vitaminas e minerais. O mesmo acontece com uma ampla variedade de legumes, verduras e os outros alimentos , completa a especialista.

22- Não cumprir a recomendação de beber dois litros de água por dia pode ser prejudicial à saúde? De que forma? Fique atento às suas poucas goladas, porque a resposta é sim, segundo a nutricionista Alyne Alves Figueiredo. Dois litros são a quantidade suficiente para garantir o balanço hídrico, ou seja, que a quantidade de água ingerida esteja na mesma proporção que a perda diária. O organismo perde cerca de dois litros e meio de água por dia, através da urina, das fezes, da pele e dos pulmões. Caso você consuma menos do que isso, pode ocorrer uma desidratação , alerta Alyne. Os sintomas da desidratação são indisposição, perda de coordenação, náuseas, câimbras e distúrbios intestinais, como flatulência e diarréia. 

23- Existe algum alimento que combata a ressaca? 
Existir um único alimento capaz de dar um chega pra lá no mal-estar causado pela bebedeira além da conta, não existe. Mas beber bastante líquido, no dia seguinte, ajuda. Evite também preparações gordurosas para não sobrecarregar o fígado. Assim, ele fica voltado para a metabolização das toxinas que foram ingeridas , recomenda a nutricionista Alyne Alves Figueiredo.

 24- O que são alimentos orgânicos?
Segundo a nutricionista, Alyne Alves Figueiredo, os alimentos orgânicos são o resultado de métodos de cultivo que não contam com a utilização de compostos químicos, com o propósito de obter alimentos ausentes de substâncias que podem afetar o organismo. Ou seja, ao lançar mão destes tipos de alimentos, você deixa suas refeições livres de fertilizantes, pesticidas artificiais, herbicidas e organismos geneticamente modificados.

25- O modo de preparo dos alimentos influencia na absorção dos nutrientes?
A nutricionista Alyne Alves Figueiredo afirma que sim. Ao comer batata frita, por exemplo, você leva mais tempo para absorver os nutrientes do que se tivesse optado pelo purê de batata. A grande quantidade de óleo presente na versão frita da batata faz com que a digestão seja mais lenta explica a especialista. Prefira os alimentos cozidos, assados, grelhados, já que eles contêm pouca adição de gordura. Ou, ainda, procure aqueles que podem ser consumidos na versão crua, como cenoura, beterraba e tomate. 
26- É possível montar uma lista com 10 alimentos imprescindíveis à saúde?
Seria preciso uma lista bem maior para citar todos os alimentos indispensáveis para a manutenção da saúde , brinca a nutricionista Alyne Alves Figueiredo. Mas, no geral, Alyne conta que frutas, verduras, legumes, cereais, produtos lácteos, carnes e leguminosas devem fazer parte da rotina alimentar de todo mundo que se preocupa com a saúde. Juntos, eles garantem que o organismo obtenha os nutrientes essenciais para seu funcionamento

27- Os ovos de galinha favorecem o aumento de colesterol?
A gema do ovo realmente é rica em colesterol, contendo, em média, 214 mg. A recomendação diária de consumo de colesterol gira em torno de 300 mg , alerta a nutricionista Alyne Alves Figueiredo. No entanto, alguns estudos mostram que o colesterol presente nos ovos tem pouca influência nas taxas desse tipo de gordura, no sangue. Não existe uma recomendação para a ingestão de ovos, mas pode-se estipular uma quantidade de 2 ovos por semana. Desde que não sejam ingeridos no mesmo dia , aconselha a nutricionista do Minha Vida, Roberta Stella. 

28- Chocolate favorece o aparecimento de espinhas?
Apesar de toda a polêmica, não há nenhum estudo científico que comprove a relação entre o chocolate e as espinhas. A acne não passa de uma doença inflamatória da glândula sebácea e do folículo do pêlo. O princípio de tudo é a produção excessiva de sebo, que forma os cravos e acaba obstruindo o canal de saída da secreção. O local onde o cravo aparece pode ser contaminado por bactérias, ocasionando uma inflamação e, conseqüentemente, a espinha. O estresse, por exemplo, é um dos fatores que leva a variações hormonais, que, além de promover um aumento de sebo, estimulam o desejo por chocolate e outras delícias. Por isso, muitas vezes, os alimentos acabam levando a culpa pelo aparecimento das espinhas. 

29- Água com gás e semente de tomate podem causar pedra nos rins?
Mais um mito relacionado à alimentação, segundo a nutricionista Alyne Alves Figueiredo. A bebida gaseificada e a semente de tomate não têm influência na formação dos cálculos renais. Eles são formados quando componentes da urina, como ácido úrico, cálcio, fósforo e cistina, se concentram demais e acabam se agregando em forma de cristais , garante a especialista. Para evitar esse acúmulo, porém, a alimentação pode ser uma aliada. Beber dois litros de água, diariamente, ajuda a limpar o sistema urinário e ainda repõe a quantidade perdida pela transpiração e excreção. ) 

30- Existem alimentos que levam ao acúmulo de gorduras, gerando as celulites?
Maneire nos doces, frituras, bebidas alcoólicas e alimentos industrializados que contenham muito sódio e conservantes, se quiser deixar seu bumbum livre dos terríveis furinhos. De acordo com a nutricionista Alyne Alves Figueiredo, a gordura em excesso dos três primeiros exemplos contribui para o aumento das células do tecido adiposo, o que leva também ao aumento de peso. Ela afirma ainda, que os quilinhos extras estão diretamente relacionados com a potencialização das celulites. Já os alimentos ricos em sódio e conservantes favorecem a retenção de líquido, outro fator predisponente para as celulites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário